Fazer a separação correta do lixo é uma ação simples, mas que faz toda a diferença na preservação do nosso planeta.
Muitas pessoas ainda não adotaram esta prática por terem dúvidas corriqueiras no momento de definir o destino do que vão descartar.
Devo lavar as embalagens com restos de alimento? E as embalagens mistas que utilizam dois materiais como plástico e metal? Se o papel molhou ele ainda pode ser reciclado?
As dúvidas comprometem a coleta seletiva e acabam desmotivando quem quer começar a levar uma vida mais sustentável. Então confira as dicas abaixo e não existirá mais empecilho para que você também comece a fazer sua parte!

Vantagem Evidente
- Aumenta o tempo de vida útil dos aterros sanitários, reduzindo a quantidade de resíduos recicláveis depositados neles.
- Diminui a retirada de matéria-prima da natureza e o consumo de energia na produção.
- Reduz a poluição.
- Gera renda para catadores e cooperativas de reciclagem que dependem da venda desses resíduos para sobreviver.
Coleta Seletiva – Cada Resíduo na sua cor!
Para incentivar a reciclagem e separação adequada do lixo, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) oficializou em 2001 um sistema de cores para os diferentes tipos de resíduos. Confira:
Lixeira Verde – Vidro
Os materiais recicláveis geralmente colocados na lixeira verde incluem papel, papelão, embalagens de papel e cartão, vidro, plástico e metal. Ao depositar esses itens na lixeira verde, eles são separados dos resíduos orgânicos e não recicláveis, o que ajuda a minimizar a contaminação e maximizar o aproveitamento dos materiais recicláveis.
- Garrafas;
- Potes;
- Frascos de Produtos Alimentícios;
- Fragmentos de qualquer um dos itens acima;
Lixeira Vermelha – Plásticos
A lixeira vermelha de plástico, dentro do contexto de coleta seletiva, pode ter um propósito específico para separar e armazenar materiais plásticos que possam ser reciclados ou necessitem de um tratamento especial. O plástico é um dos materiais mais recicláveis e, portanto, sua cor pode ser associada à lixeira para ressaltar a importância da reciclagem desse tipo de resíduo.
- Garrafas plásticas;
- Tampas;
- Embalagens de Higiene e Limpeza;
- Garrafas PET;
- Discos de CD, DVD e BluRay;
- Tubos vazios de creme dental;
- Utensílios plásticos em geral: Canetas, escova de dentes, etc;
Lixeira Azul – Papel
A lixeira vermelha destinada ao papel, em um sistema de coleta seletiva, tem a função de separar e armazenar de maneira adequada os resíduos de papel para posterior reciclagem. O papel é um material reciclável valioso, e a coleta seletiva ajuda a garantir que ele seja corretamente encaminhado para os processos de reciclagem, em vez de ser misturado com outros tipos de resíduos.
- Envelopes;
- Cartões;
- Cartolinas;
- Cadernos;
- Papéis impressos em geral;
- Jornais e Revistas;
Lixeira Amarela – Metais
A lixeira amarela destinada aos metais, em um sistema de coleta seletiva, tem a função de separar e armazenar de maneira adequada os resíduos metálicos para posterior reciclagem. Os metais são materiais recicláveis valiosos e podem ser reaproveitados de forma eficaz na fabricação de novos produtos, reduzindo a necessidade de extrair minérios e economizando energia.
- Latas;
- Papel alumínio limpo;
- Talheres de Aço;
- Embalagens limpas de marmita de alumínio;
- Panelas;
- Fios;
- Geladeiras;
- Pregos, Parafusos, Rebites e similares;
Lixeira Marrom – Material Orgânico
A lixeira marrom, destinada aos resíduos orgânicos, tem a função de coletar e armazenar os materiais de origem biológica, como restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, folhas, papel toalha, e outros resíduos biodegradáveis. Esses resíduos serão posteriormente encaminhados para processos de compostagem ou biodigestão anaeróbica.
- Restos de alimentos;
- Cascas de Frutas;
- Outros materiais orgânicos;
Lixeira Preta – Madeira
A lixeira preta destinada à madeira tem a função de coletar e armazenar resíduos provenientes desse material. A madeira é um recurso renovável e reciclável, e a coleta seletiva adequada permite que ela seja reciclada e reutilizada de diversas maneiras.
- Restos de Madeira, mesmo que pintadas, envernizadas ou tratadas;
- Pallets;
- Caixotes de Madeira;
- Restos de tronco e galhos de árvores;
lixeira Cinza – Material Não Reciclável
A lixeira cinza, destinada aos resíduos não recicláveis, tem a função de coletar e armazenar materiais que não podem ser reciclados ou reutilizados de maneira eficaz. Esses resíduos não têm valor econômico ou técnico para serem reintegrados ao ciclo de produção e são destinados para aterros sanitários.
- Papel Higiênico;
- Fraldas Descartáveis;
- Papel Carbono;
- Embalagens de plástico metalizadas;
- Cerâmicas;
- Espelhos;
- Esponjas de Aço;
- Latas de tinta
- Caixas de leite (é reciclável, mas o custo torna inviável);
- Embalagens de aerossóis;
Lixeira Branca – Resíduo Hospitalar
A lixeira branca destinada a resíduos hospitalares tem a função de coletar e armazenar os resíduos gerados em ambientes de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios médicos. Esses resíduos possuem características especiais e podem representar riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo uma gestão e disposição final específicas.
E agora, por onde começar?
- Em casa você pode simplificar com 3 lixeiras: Reciclável, Não Reciclável e Resíduo Orgânico.
- Se na sua cidade não há coleta seletiva, combine com um catador para passar em um dia da semana e recolher os seus recicláveis.
- Na hora das compras, prefira embalagens de só um tipo de material. Porém se não houver opção, ao descartar tente desmontá-las separando as partes recicláveis e deposite-as nos coletores apropriados. Se não for possível separá-las, coloque na lixeira dos não recicláveis.
- Embalagens de Vidro e metal são 100% recicláveis e podem ser transformadas em matéria prima de igual qualidade, por isso dê preferência a elas!
- Não desperdice água potável lavando embalagens com restos de produtos como iogurtes, latas de conserva, refrigerantes entre outras. Elas serão limpas durante o processo de reciclagem.
- Se você quiser lavar as embalagens com restos de alimento para não atrair insetos, pode aproveitar a água que cai na pia enquanto você lava sua louça, a água que você deixa nas panelas e vasilhas em molho ou também o que é descartado pela sua máquina de lavar roupas.
- As cores ajudam, mas na falta de lixeiras coloridas, você pode identificá-las por etiquetas com o tipo de material: Papel, Metal, Orgânico, etc.
- Resíduos orgânicos podem ser compostados e virar adubo para suas plantas.
- Para resíduos como óleo de cozinha, pilhas, baterias ou remédios vencidos, NUNCA deposite no lixo comum. Você pode encontrar o local de destinação mais próximo de onde você mora em nossa lista Onde Descartar Meus Resíduos?
- Para os Resíduos Orgânicos Faça Compostagem
Veja nossos outros artigos em hypeverde